O SER HUMANO ENQUANTO PROJETO: O PROJETO SER HUMANO
Curiosamente em pleno século XXI poderíamos estar discutindo sobre os grandes avanços e a evolução que a humanidade vem demonstrando. Entretanto, o ser humano caminha a passos largos rumo ao retrocesso.
Obviamente que não estamos nos referindo ao campo do desenvolvimento dos setores de trabalho, como no agronegócio e indústria, por exemplo. Mas sim no campo do desenvolvimento da essência do ser humano.
Muito comum nos dia atuais as discussões sobre ética e moral. Enquanto que a ética é voltada para compreensão das ações do homem de acordo com os valores morais independente das práticas culturais, a moral são os costumes, crenças, tabus e modos de pensar construídos por uma sociedade.
O fato é que desde os 10 mandamentos de Deus, recebido por Moisés, para a libertação do judeus da escravidão no Egito e com o propósito de criar um novo estilo de vida, nada mudou! Das ordenanças recebidas por Moisés, amar a Deus e amar ao próximo, traduz a essência dos valores e moral que o ser humano foi orientado. Independentemente da crença de cada um, o amor e respeito ao próximo foi o projeto para a humanidade.
E o que vemos? O desrespeito! E você acha que estamos evoluindo? Tem visto os noticiários? 24 horas relatando a invasão Russa à Ucrânia. Quantas vidas dizimadas? E as sequelas daqueles que sobreviverem? Qual o real sentido disso? Onde estão os valores éticos e morais?
Podemos passar o dia todo enumerando os desmandos do ser humano. O desrespeito à natureza, matas destruídas e rios poluídos, indústrias emitindo seus poluentes e invasão dos nossos mananciais por propriedades construídas em encostas são alguns desses exemplos. Mas o mais grave é o desrespeito à vida humana. A banalização da vida humana. Quanto mais caminhamos percebemos que a vida parece não ter valor algum.
Não aprendemos nada com as guerras orquestradas por mentes insanas de ditadores que parece que de tempos em tempos ressurgem com mais ódio e ganância por poderio econômico e acúmulo de riquezas. Certamente estamos em arenas e somos a comida para os leões do capitalismo selvagem e mentes psicóticas daqueles que estão no poder ou o desejam.
Ao meu ver o ser humano é um projeto que não deu certo! Mas o projeto do ser humano, este sim está em andamento: autodestruição.
Perdemos completamente a ética e a moral. Que valores nos restam?
Reflita sobre isso!