FORMEI EM ODONTOLOGIA E AGORA?
É verdade, o sonho de frequentar os bancos universitários habita o imaginário de grande parte da população. A possibilidade de reconhecimento profissional e aumento do ganho financeiro também são incentivos para quem quer galgar degraus maiores.
No entanto a jornada não é fácil. E a realidade nem sempre é contada. A proliferação de faculdades e cursos de graduação 100% on line ou híbrido (parte presencial e parte à distância) contribuem de certa forma para a formação daqueles com dificuldade de deslocamento ou por questões de horários que não se encaixam com o trabalho.
Esse é o novo panorama e, se questionável ou não, não retrocederá. As mudanças em nosso cotidiano já estavam ocorrendo gradualmente, porém com a pandemia do covid 19 o processo foi acelerado e o desenvolvimento dos cursos em plataformas acessadas de qualquer lugar do planeta explodiu.
Obviamente que o formato digital democratizou o acesso ao conhecimento. Todavia, alguns questionamentos são importantes: os cursos on line estão à altura dos presenciais? O aprendizado é o mesmo? Como os cursos são avaliados? Quais são os cursos que se beneficiaram com este novo modelo? Você está preparado para esta nova realidade?
Pois bem, a odontologia é um curso extremamente prático e à distância há um grande comprometimento do aprendizado. Ver e não fazer não funciona. Haja visto que a procura dos recém-formados por estágios ou cursos para suprir a grande defasagem aumentou e muito. Profissionais são inseridos no mercado de trabalho sem realizarem o mínimo de procedimentos básicos nos bancos escolares. Agora já intitulados cirurgiões dentistas percebem que estão habilitados para o exercício profissional, porém não capacitados. De quem é a culpa? Talvez de ambos? Vale aqui uma reflexão……
Certo mesmo que esses novos profissionais terão um longo caminho em busca do conhecimento e prática que ficaram para trás. Com empenho e dedicação conseguirão. O reconhecimento da limitação já é um bom sinal para àqueles que desejam realmente desempenhar a profissão escolhida!
Não se alimente de ilusões. Não há nenhuma mágica.
Reflita, estude e trabalhe muito!