A prótese dentária é indicada quando há a perda de um ou mais dentes, seja devido a um acidente, por alguma doença como a cárie ou periodontite (doença dos tecidos de suporte do dente). A substituição dos dentes perdidos é fundamental para restabelecer a harmonia do sorriso e a função mastigatória.
As próteses dentárias são a solução mais utilizadas quando ocorre perda de dente. Basicamente existem 4 tipos de próteses, e a escolha de qual utilizar varia de acordo com a necessidade de cada paciente. São elas:
– Prótese total removível (dentadura) para a perda total dos dentes
– Prótese parcial removível que pode ser convencional (confeccionado com grampos para reter “abraçando o dente”) ou com encaixes que são “escondidos” dentro da prótese.
– Prótese parcial fixa pode ser unitária ou múltipla. Unitária quando houve perda de parte da estrutura dentária e a reconstrução ocorre por meio de uma coroa individual. Porém para restabelecer a ausência de um ou mais dentes é necessário usar os dentes vizinhos ao espaço dos dentes faltantes como pilares para a fixação da prótese. Ambas são cimentadas e não podem ser retiradas para higienização. São próteses que proporcionam maior segurança durante a mastigação quando comparadas com as próteses removíveis.
– Prótese sobre implantes – esse tipo de prótese necessita dos implantes dentários, que são instalados diretamente nos ossos maxilares e funcionam como substitutos das raízes naturais dos dentes. Com isto, estes “pinos” servirão de suporte para as próteses, que pode ser parafusada ou cimentada. Assim como a prótese parcial fixa esta prótese também oferece maior segurança e conforto para mastigação.
Agende uma consulta e receba maiores esclarecimentos sobre qual prótese você necessita.