RENOVAR O ÂNIMO, COM A CHEGADA DA PRIMAVERA
Em tempos difíceis em que a pandemia do corona vírus assolou e continua a assolar o mundo, a chegada da primavera simboliza a esperança de um recomeço para todos nós. Um novo ciclo se aproxima e com ele renovam-se os votos de esperança, crença e fé por dias certamente melhores.
O jargão é recorrente:- em tempos de dificuldades e crise é que nos erguemos mais fortes e destemidos à enfrentar os desafios da vida.
Assim é a primavera, que recebe o bastão do inverno com temperaturas baixas, clima seco, dias preguiçosos e, apesar do ambiente hostil e inóspito não reclama e nem desanima, porém faz disso uma mola propulsora para florescer e transmitir alegria. A primavera chega para renovar o ânimo e fazer brotar a semente da boa nova. Como diz a linda canção chamada “Sol de Primavera” do cantor e compositor mineiro Beto Guedes: “Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos…”, traz por meio de poesia cantada em música a mensagem e alerta para fazermos uma reciclagem a cada primavera que se inicia.
Baseado nisso, nós cirurgiões dentista também passamos por um longo inverno com escassez de trabalho e dificuldade orçamentária e, por isso, agora que estamos às portas da primavera acende a chama de um recomeço. Tivemos que ser resilientes para resistir às intempéries não do tempo, mas sim da mente humana. Cada qual com sua razão, desejos, ansiedades e porque não dizer vaidades. A polarização dos interesses que movem o ser humano fez com que muitos adoecessem e como no inverno enfrentassem a “seca” – de amigos, trabalho e esperança, e o “frio” – que congelou a empatia e a solidariedade ao próximo.
Como na primavera a esperança se renova e o ser humano também deve ter a capacidade de se transformar e mudar a direção dos fatos. Acomodar nunca. Desistir jamais!
“ Abre as janelas do meu peito,
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender…” Beto Guedes.
E que possamos realmente aprender. Seja bem vinda primavera!